top of page

SOBRE OS AUTORES

Cláudia Franco Souza é Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista no espólio de Fernando Pessoa e autora de ensaios, romances e contos. Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.

Guilherme Augusto Schneider Gondim nasceu em Curitiba / PR, Brasil. Em 2005 graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e desde 2009 reside em São Paulo. Tabula Rasa  foi o seu primeiro livro publicado, fruto do projeto selecionado pelo concurso da Secretaria de Estado de São Paulo para prêmio de Bolsa de Incentivo à Criação Literária–Poesia, no ano de 2013.

I. Luiz Andrade é mestre em Teoria Literária (UFRJ), doutor em Estudos Portugueses, com especialidade em Literaturas Comparatistas (UNL), e escritor de contos, poesias e romances.  É autor dos romances "Quase jardins", "Fragmentos do diário de Martha B.", "Memórias: os perfumes que ficaram", "É o inverno, Leon", dos livros de poesia "Versus (in)versos", "Palavras (in)visíveis", do conjunto de poesias e narrativas "A ponte, apesar do rio" e dos livros de contos "O Silêncio e a bagagem" e o premiado "Enquanto as folhas são espalhadas pelo vento".

João Pereira de Matos é escritor e desenhador, tendo publicado numerosos livros em prosa e de desenho. Aclamado pela crítica como autor culturalista, é reconhecido como uma das principais referências da cultura portuguesa contemporânea. Foi galardoado com uma menção honrosa pelo Prêmio LiteraCidade do estado de São Paulo. Actualmente é pesquisador do CHAM – Centro de Humanidades.

Nuno Ribeiro é Doutor em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, especialista no espólio de Fernando Pessoa e autor de ensaios e livros filosóficos. Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.

Paulo Borges é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Filosofia da mesma Universidade. Professor de Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Coordenador do Seminário Permanente Vita Contemplativa. Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea e do Núcleo de Pensamento Português e Cultura Lusófona no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Cofundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Ex-presidente e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Membro correspondente da Academia Brasileira de Filosofia. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Cofundador e presidente da Direcção da MYMA – Associação para a Cultura Contemplativa. Cofundador do projecto Visão Pura. Doutor Honoris Causa pela Universidade Tibiscus, em Timisoara, na Roménia, em 2017. Prémio Ibn Arabi – Taryumán 2019, atribuído pela Muhyiddin Ibn Arabi Society Latina pela obra no domínio do diálogo intercultural e inter-religioso, na Universidade de la Mística, em Ávila. Autor de centenas de conferências e publicações em Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Croácia, Roménia, Turquia, EUA, Colômbia, Brasil e Macau. Autor e organizador de 63 livros de ensaio filosófico, aforismos, poesia, conto, ficção e teatro. Mais recentes: Vida Nua, s. l., Edições Sem Nome, 2021; Fernando Pessoa. Escritos de Vicente Guedes, com Claudia Souza e Nuno Ribeiro, Lisboa, Edições Colibri, 2021; Fernando Pessoa. Rafael Baldaya, Escritos Completos, com Claudia Souza e Nuno Ribeiro, Madrid, Amargord, 2020; O Sorriso do Buda. Uma introdução ao budismo, Lisboa, 20/20 Editora, 2020; The Apocalypse According to Fernando Pessoa and Ofélia Queirós, Londres, Splash Editions, 2019; Presença Ausente. A Saudade na Cultura e no Pensamento Portugueses / Nova Teoria da Saudade, Lisboa, Âncora Editora, 2019; Vazio e Plenitude ou o Mundo às Avessas. Estudos e ensaios sobre espiritualidade, religião, diálogo inter-religioso e encontro trans-religioso, Lisboa, Âncora Editora, 2018; Do Vazio ao Cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente, Lisboa, Âncora Editora, 2017.

bottom of page