
SUBTERRÂNEA
COLECTIVO LITERÁRIO
SOBRE OS AUTORES
Cláudia Franco Souza é Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista no espólio de Fernando Pessoa e autora de ensaios, romances e contos. Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.
Fabrizio Boscaglia (Turim, 1981) é subdiretor do Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, onde é professor auxiliar convidado e membro do Centro de Investigação LusoGlobe. Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa, com uma tese sobre Fernando Pessoa e o Islão. As suas áreas de investigação são principalmente três: o Islão no pensamento, na literatura e na cultura portuguesa contemporânea; Fernando Pessoa; o Sufismo (a mística islâmica). Autor e coordenador de livros e publicações a nível internacional, como, entre outras, Um Desassossego Imaginário: breve ensaio sobre Fernando Pessoa e James Hillman (2025), Il Viaggio in Oriente nella Tradizione Letteraria Portoghese: dal Cinquecento ai giorni nostri (com Catarina Nunes de Almeida, 2025) e Orpheu Filosófico: a Geração de Orpheu entre Artes e Filosofia (com Paulo Borges e Pedro Vistas, 2022). Editor convidado das revistas Pessoa Plural (Brown University, 2016) e El Azufre Rojo (Universidad de Murcia, 2019). Curador convidado da exposição Sabedoria Divina: o caminho dos sufis no Museu Calouste Gulbenkian (2022-2023), assim como de exposições na Biblioteca Nacional de Portugal, entre as quais Árabes e Islão na Literatura e no Pensamento Português (1826-1935) (2017). Coordenador da Base de Dados de Património Islâmico em Portugal, na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona. Docente em Turismo Literário no Turismo de Portugal. Autor de um livro de poemas (ll Ritorno dell’Anima, 2021), coordenador para Portugal da associação de estudos sobre Ibn ʿArabī MIAS-Latina, consultor no King’s College London (2021-22).
Guilherme Augusto Schneider Gondim nasceu em Curitiba / PR, Brasil. Em 2005 graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e desde 2009 reside em São Paulo. Tabula Rasa foi o seu primeiro livro publicado, fruto do projeto selecionado pelo concurso da Secretaria de Estado de São Paulo para prêmio de Bolsa de Incentivo à Criação Literária–Poesia, no ano de 2013.
I. Luiz Andrade é mestre em Teoria Literária (UFRJ), doutor em Estudos Portugueses, com especialidade em Literaturas Comparatistas (UNL), e escritor de contos, poesias e romances. É autor dos romances "Quase jardins", "Fragmentos do diário de Martha B.", "Memórias: os perfumes que ficaram", "É o inverno, Leon", dos livros de poesia "Versus (in)versos", "Palavras (in)visíveis", do conjunto de poesias e narrativas "A ponte, apesar do rio" e dos livros de contos "O Silêncio e a bagagem" e o premiado "Enquanto as folhas são espalhadas pelo vento".
João Pereira de Matos é escritor e desenhador, tendo publicado numerosos livros em prosa e de desenho. Aclamado pela crítica como autor culturalista, é reconhecido como uma das principais referências da cultura portuguesa contemporânea. Foi galardoado com uma menção honrosa pelo Prêmio LiteraCidade do estado de São Paulo. Actualmente é pesquisador do CHAM – Centro de Humanidades.
Nuno Ribeiro é Doutor em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, especialista no espólio de Fernando Pessoa e autor de ensaios e livros filosóficos. Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.
Paulo Borges é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Filosofia da mesma Universidade. Professor de Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Coordenador do Seminário Permanente Vita Contemplativa. Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea e do Núcleo de Pensamento Português e Cultura Lusófona no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Cofundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Ex-presidente e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Membro correspondente da Academia Brasileira de Filosofia. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Cofundador e presidente da Direcção da MYMA – Associação para a Cultura Contemplativa. Cofundador do projecto Visão Pura. Doutor Honoris Causa pela Universidade Tibiscus, em Timisoara, na Roménia, em 2017. Prémio Ibn Arabi – Taryumán 2019, atribuído pela Muhyiddin Ibn Arabi Society Latina pela obra no domínio do diálogo intercultural e inter-religioso, na Universidade de la Mística, em Ávila. Autor de centenas de conferências e publicações em Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Croácia, Roménia, Turquia, EUA, Colômbia, Brasil e Macau. Autor e organizador de 63 livros de ensaio filosófico, aforismos, poesia, conto, ficção e teatro. Mais recentes: Vida Nua, s. l., Edições Sem Nome, 2021; Fernando Pessoa. Escritos de Vicente Guedes, com Claudia Souza e Nuno Ribeiro, Lisboa, Edições Colibri, 2021; Fernando Pessoa. Rafael Baldaya, Escritos Completos, com Claudia Souza e Nuno Ribeiro, Madrid, Amargord, 2020; O Sorriso do Buda. Uma introdução ao budismo, Lisboa, 20/20 Editora, 2020; The Apocalypse According to Fernando Pessoa and Ofélia Queirós, Londres, Splash Editions, 2019; Presença Ausente. A Saudade na Cultura e no Pensamento Portugueses / Nova Teoria da Saudade, Lisboa, Âncora Editora, 2019; Vazio e Plenitude ou o Mundo às Avessas. Estudos e ensaios sobre espiritualidade, religião, diálogo inter-religioso e encontro trans-religioso, Lisboa, Âncora Editora, 2018; Do Vazio ao Cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente, Lisboa, Âncora Editora, 2017.